Premium

Ranking das escolas

"O essencial é não deixar ninguém para trás, daí vem muito do nosso sucesso"

Fazer que os alunos se sintam bem e ajudá-los na resolução dos seus problemas são chaves para os resultados da Escola Dr. Machado de Matos, em Felgueiras. Esta é a melhor escola pública de secundário na lista dos percursos de sucesso. Do 70.º lugar para o topo.

A Daniela diz que nesta escola "há uma família, noutra, maior, seria apenas mais uma". E até a incentivam a fazer aquilo de que mais gosta: cantar. Para a Lara, igualmente de 16 anos e aluna do 11.º ano, "esta é a segunda casa", onde ganha conhecimentos para o futuro na área do Direito e também aprende a ser "boa pessoa, a viver em sociedade", enquanto o Vítor até pensou em desistir no 10.º ano mas, com a força dos colegas e o incentivo dos professores, resistiu e hoje está no 12.º ano, com boas notas.

São todos alunos da Escola Dr. Machado de Matos, até há pouco tempo denominada Escola Básica e Secundária de Felgueiras. No ranking dos percursos de sucesso escolar, deu um salto "espetacular", como se orgulham os seus alunos e professores: do 70º lugar passou para o segundo e é mesmo a melhor escola pública neste indicador.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Foi Centeno quem fez descer os juros?

Há dias a agência de notação Standard & Poor's (S&P) subiu o rating de Portugal, levando os juros sobre a dívida pública para os níveis mais baixos de sempre. No mesmo dia, o ministro das Finanças realçava o impacto que as melhorias do rating da República têm vindo a ter nas contas públicas nacionais. A reacção rápida de Centeno teve o propósito óbvio de associar a subida do rating e a descida dos juros às opções de finanças públicas do seu governo. Será justo fazê-lo?