"Estamos em risco de perder a corrida" contra alterações climáticas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou esta quinta-feira que as alterações climáticas estão a ocorrer a um ritmo mais rápido do que as medidas para travar o aquecimento global.

"Estamos em risco de perder a corrida", face à aceleração da mudança do clima, disse António Guterres depois do fórum económico mundial de Davos, na Suíça, falando em falta de "vontade política".

"As alterações climáticas correm mais depressa do que nós, estamos em risco de perder a corrida e isso pode ser uma tragédia para o planeta", declarou Guterres durante uma intervenção via Facebook.

"A vontade política está ausente", lamentou.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

O Banco de Portugal está preso a uma história que tem de reconhecer para mudar

Tem custado ao Banco de Portugal adaptar-se ao quadro institucional decorrente da criação do euro. A melhor prova disso é a fraca capacidade de intervir no ordenamento do sistema bancário nacional. As necessárias decisões acontecem quase sempre tarde, de forma pouco consistente e com escasso escrutínio público. Como se pode alterar esta situação, dentro dos limites impostos pelas regras da zona euro, em que os bancos centrais nacionais respondem sobretudo ao BCE? A resposta é difícil, mas ajuda compreender e reconhecer melhor o problema.