Celebridades que promovem produtos nas redes sociais na mira de regulador

Reino Unido pede cooperação dos consumidores para denunciar casos de publicidade não declarada. Figuras como Cristiano Ronaldo ou Kim Kardashian ganham até 870 mil euros por post patrocinado no Instagram, diz a Reuters

David Mandim
Cristiano Ronaldo recebe milhares por um post patrocinado no Instagram© Fábio Poço/Global Imagens

Celebridades e personalidades com influência que promovem produtos nas redes sociais, sem assinalar as suas postagens como pagas pelas marcas, estão a ser alertadas ​​que podem estar a violar as regras, com a entidade reguladora do Reino Unido a lançar uma investigação sobre a tendência.

As recomendações de celebridades e influencers que têm milhões de seguidores nas redes sociais é uma estratégia de marketing crescente para as marcas, mas a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) aponta que tais promoções podem enganar os consumidores, noticia esta quinta-feira a Reuters.

A CMA diz ter constatado existirem postagens que parecem promover produtos, sem ficar claro se a postagem foi paga pela marca em causa. "Se as pessoas veem roupas, cosméticos, carros ou umas férias serem promovidas por alguém que admiram, podem ser convencidas a comprar", disse à Reuters George Lusty, diretor de proteção ao consumidor da CMA.
"Portanto, é realmente importante que lhes seja dito claramente quando uma celebridade promove um produto porque o comprou ou porque foi pago ou retribuído de alguma forma pela marca."


A CMA adiantou que escreveu a várias pessoas famosas do Reino Unido para recolher mais informações sobre os acordos comerciais com as marcas. Também quer que o público transmita as suas experiências como parte da investigação.
Gigantes do consumidor como Pernod Ricard, Unilever, Nestlé e Mars gastam milhões com os chamados influencers para promover produtos.

As marcas pagam de 9 mil euros a mais de 90 mil por um único post numa rede social, dependendo do tamanho, do engajamento e da lealdade dos seguidores. A Unilever confirmou que a prática representa "dezenas de milhões" de seu marketing de 7,7 mil milhões de euros no ano passado, relata a Reuters.

Os mais famosos podem ganhar ainda mais. As estrelas de reality-show Kylie Jenner e Kim Kardashian, a cantora Selena Gomez e o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo são as celebridades mais bem pagas por post no Instagram, ganhando até 870 mil euros por publicação, de acordo com a HopperHQ, empresa de gestão de posts no Instagram.

Estas postagens costumam ser marcadas como "parceria paga por", "patrocinado" ou "#ad" para indicar que as estrelas foram pagas pelas marcas em questão para promoverem os produtos.