Baleia morta dá à costa em praia de Sines

Polícia Marítima espera que a maré baixe para, em articulação com a Câmara Municipal de Sines, seja retirada a carcaça da "baleia juvenil" na praia do Burrinho, em Sines

Uma "baleia juvenil" morta deu à costa na manhã desta quinta-feira na praia do Burrinho, em Sines, distrito de Setúbal. Ao DN, o Comando Local de Sines da Autoridade Marítima Nacional, explica que está a aguardar por "boas condições de mar", nomeadamente que a maré baixe para que, em articulação com a Câmara Municipal de Sines, seja retirada a carcaça do animal que se encontra em decomposição "ligeira".

As autoridades ainda não têm uma estimativa para o início dos trabalhos para a retirada da baleia da praia, mas o objetivo é que sejam realizados "o mais rápido possível para evitar que o animal se parta".

A carcaça da baleia juvenil foi encontrada por populares que alertaram as autoridades às 07:50.

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.