Alunos de Salvaterra de Magos visitam o Media Lab do Diário de Notícias

Os jovens tiveram uma formação sobre jornalismo, onde aprenderam, por exemplo, a importância das fontes

32 alunos do 11º ano da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Salvaterra de Magos visitaram, na manhã desta sexta-feira, o Media Lab DN, nas Torres de Lisboa.

Os estudantes começaram a sua visita com o visionamento de um filme exclusivo sobre o Diário de Notícias, com o qual aprenderam mais sobre a história do jornal, as moradas por onde passou e os projetos de cariz social em que se envolveu ao longo dos anos.

De seguida, os jovens tiveram uma formação sobre jornalismo, onde aprenderam, por exemplo, a importância das fontes, que acontecimentos constituem e como se escreve uma notícia. Com os novos conhecimentos frescos na cabeça, os alunos passaram então à prática: divididos em três grupos fizeram, a pares, um noticiário de televisão, um noticiário de rádio e uma primeira página de um jornal.

Antes do seu regresso a casa, os alunos visitaram ainda as redações do Diário de Notícias e da TSF, onde puderam ver, ao vivo, o local onde trabalham os jornalistas.

O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática e a participação cívica ativa.

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.