'Top Chef' é a próxima aposta culinária da RTP1

A RTP1 vai voltar a apostar num programa de gastronomia. Depois de uma única temporada de Masterchef, emitida no ano passado, o canal público prepara-se agora para transmitir Top Chef. Este formato será produzido pela CBV e, à semelhança do que aconteceu com aquele, vai contar com apresentação de Sílvia Alberto.

"Estamos a trabalhar num novo formato para a Sílvia, um formato de culinária. É um programa de grande entretenimento, uma coisa na linha do Masterchef. A Sílvia vai apresentá-lo sozinha", disse Hugo Andrade, diretor de Programas da RTP1, sem se querer alongar mais sobre o concurso "devido a questões contratuais" que ainda não estão fechadas.

No entanto, o DN.pt sabe que o programa em causa é aquele que se estreou em 2006 no canal norte-americano Bravo e que tem colocado dez a 16 chefs em competição para vencerem um prémio final com valores entre os 100 (1.ª temporada) e os 200 mil dólares (9.ª e mais recente temporada).

Top Chef será composto por cerca de meia dúzia de emissões e começará a ser transmitido como substituto do novo programa de homenagens da estação pública, intitulado Com Amor Se Paga. As 13 emissões deste formato da Fremantle serão conduzidas por Catarina Furtado e têm estreia agendada para o próximo sábado à noite, dia 21, pelo que Sílvia Alberto deverá entrar no ar apenas em meados de julho.

É ainda por causa das gravações de Top Chef que esta apresentadora não terá oportunidade de acompanhar o colega Pedro Granger e a representante portuguesa no Eurofestival, Filipa Sousa, a Baku, Azerbaijão, onde a partir de 22 de maio se realiza a 57.ª edição do concurso musical europeu.

Na versão norte-americana, vários chefs competem uns contra os outros através de desafios gastronómicos e são julgados por um painel de jurados de reconhecido valor na indústria gastronómica e vinícola. Em cada episódio podem ser eliminados um ou mais concorrentes. Além disso, os participantes vivem na mesma casa, o que pode provocar grandes amizades, mas também grandes inimizades. Nos EUA, Top Chef tem a assinatura da Magical Elves Productions, companhia que criou Project Runway.

Em 2010, depois de já ter sido nomeado por sete vezes, Top Chef foi galardoado com um Emmy para 'Melhor Reality Show em Televisão', deixando para trás os concorrendo American Idol e Amazing Race.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG