Substituto de Moniz na TVI é economista e vem do BPP

João Cotrim de Figueiredo assume segunda-feira a direcção-geral da TVI

A TVI anunciou ontem a nomeação do novo director-geral da estação, em substituição de José Eduardo Moniz, que abandonou a mesma em Agosto de 2009. A escolha da Media Capital recaiu sobre o economista João Cotrim de Figueiredo, 48 anos, antigo presidente executivo da Privado Holding, empresa accionista do Banco Privado Português (BPP).

João Cotrim de Figueiredo assume funções na segunda-feira e, apesar de não ter um percurso ligado à televisão, garante que isso não é fundamental para o desempenho de funções. "Não é o percurso das pessoas que determina o seu modo de fazer", afirma, em declarações ao DN. Assume, porém, que se notarão diferenças. "Porque eu tenho um entendimento, outros terão outro", simplifica. Adianta ainda que só tomou conta dos dossiês da TVI "muito por alto" e que, portanto, não comenta.

De acordo com um comunicado enviado pela TVI às redacções, a nomeação de João Cotrim de Figueiredo pela Media Capital tem três objectivos: "A rápida implementação e necessária adaptação ao mundo digital", "a identificação de novas fontes de receitas e crescimento da TVI", "a rentabilização dos seus conteúdos audiovisuais através do fornecimento de novos serviços de formatação de novos canais" e "a sustentação da TVI como televisão líder de audiências em Portugal".

Bernardo Bairrão, que até agora assumia funções como director-geral interino e se manterá como administrador-delegado da Media Capital, disse, em comunicado, que "João Cotrim Figueiredo é um gestor com reconhecida experiência, o que para além de reforçar a componente de gestão da estação, nos dá a confiança de poder contribuir decisivamente para que a TVI continue o seu caminho de sucesso, sempre em busca de novas oportunidades perante os diversos desafios que se apresentam às empresas de media nos dias de hoje".

No mesmo comunicado, Cotrim de Figueiredo afirma que "é com enorme entusiasmo" que abraça o novo projecto, considerando a TVI "uma estação líder e de referência".

O novo director-geral da estação trabalhará directamente com a direcção de informação, liderada por Júlio Magalhães, e com a direcção de programas, chefiada por Luís Cunha Velho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG