Técnico de som faz caricaturas aos atores

Com a ajuda de várias aplicações de telemóvel, Tomás Sá-Chaves deu uma nova cara a nomes como Cláudia Vieira, Rui Unas e Andreia Dinis.

Há pouco menos de um mês, várias caras conhecidas das novelas Sol de Inverno e 'Bem-vindos a Beirais' (ambas produzidas pela SP Televisão) trocaram as suas habituais fotografias de perfil nas redes sociais por caricaturas.

Muitos começaram a questionar se as imagens caricaturadas seriam produto de uma nova aplicação fotográfica para telemóvel. Mas o mistério tem um nome: Tomás Sá-Chaves. O técnico de som da SP Televisão é o criador das fotografias que tanto têm entusiasmado os atores das novelas da SIC e da RTP.

"Estive a trabalhar na novela Sol de Inverno [cujas gravações terminaram no final de março] e fui tirando fotos às pessoas. A primeira fotografia que fiz foi a um colega meu. Depois é que comecei a fazer aos atores porque eles começaram a ver e começaram a pedir", explica.

Tomás, 41 anos, trabalha há duas décadas em televisão. Começou a fazer caricaturas, ainda com papel e lápis, na série da RTP1 Riscos. De 1997 a 2014, a tecnologia evoluiu e a técnica também. O iPhone é não só a tela mas também a paleta do técnico. "Tenho uma lente que se aplica no telefone, com a qual consigo dar a perspetiva de caricatura, tirando as fotos de cima para baixo. Depois é pintar as imagens", conta.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG