"O que me move é fazer documentários"

A apresentadora da RTP confessa que o que mais gosta de fazer são documentários como "A Aventura de Catarina na Gorongosa", que se estreia às 21.15 de domingo, dia 23, na RTP1.

"Sempre gostei de documentários. É das coisas que mais gosto. É o que me move", começou por dizer Catarina Furtado ao nosso jornal. A apresentadora da RTP1, que se prepara para conduzir The Voice a partir do final da março, é a protagonista de A Aventura de Catarina na Gorongosa, que pode ser visto a partir das 21.15 este domingo.

O convite para fazer este documentário nasceu depois de Catarina Furtado ter conhecido o filantropo norte-americano Greg Carr. "O sonho dele era investir o seu dinheiro na vida selvagem e andou pelo mundo inteiro até ter descoberto Moçambique. Decidiu que queria recuperar o Parque Nacional da Gorongosa, fez um protocolo por 20 anos e aplicou parte da sua fortuna ali", explica a apresentadora. "Quando eu me cruzei com ele em Moçambique, estava a fazer Os Príncipes do Nada e filmei aquilo que seria o projeto de Carr. Passados quatro anos, novamente com Os Príncipes, e confirmei que na Gorongosa as coisas estavam de facto a mudar. Havia mais animais, as pessoas estavam a viver melhor, havia centros de saúde, as crianças e os adultos estavam a ter aulas de consciencialização e de educação relativamente à importância da conservação e do ecossistema do parque", prosseguiu Catarina Furtado.

O convite surgiu "passado algum tempo". "O Greg Carr convidou-me para fazer o documentário, não enquanto repórter ou contadora de histórias, mas sim enquanto protagonista e visitante. Fiquei completamente entusiasmada com a ideia. Além disso, acrescentou um factor extraordinário, que é a equipa de filmagens ser da National Geographic e o realizador ser Bob Poole, um dos mais premiados de sempre em termos de vida selvagem e de fauna bravia", concluiu a apresentadora, para quem as gravações constituíram "uma experiência única" de dez dias em que, garante, se fartou de "gritar de entusiasmo".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG