O quarteto que faz rir há um quarto de século

Série de comédia com maior êxito de sempre, vista por milhões nos quatro cantos do mundo, estreou-se faz hoje 25 anos e continua viva graças às constantes repetições.

Jerry, Elaine, Kramer e George. Cada um com a sua personalidade, profissão e modos de estar na vida, mas todos amigos. O quarteto que fez rir o mundo durante quase uma década, talvez até o mais importante em território humorístico, celebra hoje 25 anos da estreia em televisão de Seinfeld nos EUA, a série-fenómeno da NBC exportada para os quatro cantos do mundo, que prendeu ao ecrã milhões de espectadores e recheou de dólares os bolsos de Jerry Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus, Michael Ricards e Jason Alexander.

Para assinalar este quarto de século da série, que ainda hoje mantém o seu legado através de constantes repetições (inclusive recentemente em Portugal, na SIC Radical), a TBS, que o tem feito nos EUA, tem programada para este fim de semana uma grelha especial, exibindo os 25 melhores episódios de Seinfeld.

O protagonista e ator de 60 anos recorda os nove anos de filmagens como uma época "muito divertida", mas explica que foi fundamental terminar a série em 1998, indo contra a vontade da estação - chegou a recusar a oferta de três milhões de euros por episódio para uma décima temporada. "A vida de um criador de série é muito difícil. E não é suposto ser--se o criador, o argumentista principal e o protagonista. São três profissões. Se há algo que Seinfeld não merecia era começar a ser desvirtuada só para se ganhar dinheiro, e era isso que eu previ que fosse acontecer", disse, há um ano, ao Hollywood Reporter.

Desde 1998, quando a série terminou, que rumores sobre um regresso de Seinfeld são frequentes. A última vez que Seinfeld, Alexander, Louis-Dreyfus e Richards atuaram juntos foi em 2009, quando fizeram uma participação no último episódio da série de comédia Curb Your Enthusiasm, do mesmo homem que ajudou a criar Seinfeld, o humorista que lhe deu o nome, Larry David.

No início deste ano, uma reunião da série de culto parecia estar na calha, quando o protagonista foi fotografado ao lado de Jason Alexander (George) junto ao famoso bar onde parte da trama decorria, o Monk"s Diner. Não tardaram a surgir notícias na imprensa internacional de que o quarteto estaria a filmar algo para assinalar os 25 anos de Seinfeld. Afinal, era apenas um sketch de humor que foi depois exibido no intervalo do Super Bowl deste ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG