Próxima temporada de 'Downton Abbey' pode ser a última

Série britânica está em risco de terminar depois do autor ter recebido do canal norte-americano NBC luz verde para começar um novo projeto.

A quinta temporada de Downton Abbey, com estreia marcada para setembro deste ano, poderá ser a última, segundo deu a entender o criador da série dramática, que ganhou agora um novo projeto encomendado pelo canal NBC.

The Gilded Age, também ela um drama de época, poderá ditar o fim da série britânica. "Este novo projeto vai para a frente quando Downton terminar. Não consigo fazer as duas ao mesmo tempo. Ainda não tenho a certeza se haverá uma sexta temporada, mas a série não vai durar para sempre", disse o autor Julian Fellowes.

Estreada em 2010, Downton Abbey conquistou o público e a crítica, acumulando já quase 40 prémios, nos quais se incluem 10 galardões Emmy.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.