NBC confirma corte de 50% no ordenado de Jay Leno

O apresentador do The Tonight Show cedeu metade do seu salário para que a cadeia de televisão norte-americana não despedisse 20 dos seus 200 trabalhadores. A NBC aceitou a oferta

Ainda assim, Jay Leno vai continuar a receber 16 milhões de euros por ano, sendo o segundo apresentador que mais dinheiro aufere na televisão norte-americana (o primeiro lugar está entregue a David Letterman, que recebe 22 milhões de euros anuais).

Em agosto passado, a NBC anunciou que o late night deixaria de ter cerca de 1,9 milhões de euros semanais para a sua produção, mas apenas cerca de 1,1 milhões de euros. Em entrevista ao The Wall Street Journal, o diretor de entretenimento Robert Greenblatt confirmou explicou que os cortes surgem na sequência do orçamento do programa, aumentado aquando da transferência do The Tonight Show para o prime time da estação, em 2009, orçamento esse que não foi reajustado quando o mesmo programa passou, um ano depois, a ser emitido cerca das 23.30.

Greenblatt garantiu que esta redução de orçamento não vai afetar a qualidade do late night, afirmação confirmada pelo próprio Jay Leno: "Vamos é trabalhar mais e com maior eficiência", disse o apresentador, que assinou novo contrato com a estação até maio de 2014.