França censura Miley Cyrus na TV antes das 22.00

Os videoclipes 'Wrecking Ball', da cantora de 21 anos, e o 'Work B**ch', de Britney Spears, estão impedidos porque têm conteúdos com "conotação sexual" e "sadomasoquismo"

O Conselho Superior do Audiovisual (CSA), o regulador francês dos media, baniu os telediscos Wrecking Ball, de Miley Cyrus, e Work B**ch, de Britney Spears, do day time das televisões francesas. Em causa está, segundo o organismo, o conteúdo de cariz sexual de ambos trabalhos musicais. Assim, estão proíbidos de serem exibidos antes das 22.00.

Se o regulador considerou que o videoclipe de Britney continha cenas que apelavam a "um universo sadomasoquista que dá à mulher uma representação suscetível de chocar numerosos telespectadores", já o de Miley foi apreciado como tendo cenas "com forte conotação sexual".

A exibição dos telediscos com a sinalética etária errada ou não existente foi uma das críticas enunciadas no documento emitido pelo CSA francês

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.