Colin Firth protagoniza momento mais memorável na TV

Para marcar o lançamento do novo canal britânico 'UKTV', foi perguntado a dois mil ingleses qual a cena televisiva de drama que achavam ser mais icónica, de uma lista de 50 opções. O momento vencedor destaca-se em 'Orgulho e Preconceito'.

Na adaptação televisiva feita pela BBC, em 1995, da obra de Jane Austen, deparamo-nos com uma cena em que o charmoso Mr. Darcy, interpretado por Colin Firth, sai de um lago com umas calças e uma camisola branca completamente encharcadas.

Apesar de curta, esta cena certamente causou impacto no público, já que conquistou o prémio do momento dramático mais memorável na televisão britânica.

A completar o top 3, encontramos o divórcio entre Dirty Den e Angie, na série "Eastenders", seguido da morte de Sherlock Holmes, na produção feita em 2012.

Quanto a Colin Firth, este reconhecimento lisonjeador vem-se juntar ao Óscar e ao Globo de Ouro que conquistou com o seu desempenho em "O Discurso do Rei" (2010).

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.