Novo concurso da RTP2 leva estudantes até ao parlamento

Concurso de discursos coloca duas equipas, de dois alunos do 10.º ano, de escolas públicas e privadas, a discutir na Sala do Senado, pontos da Constituição da República Portuguesa.

"A escola não pode pactuar com uma linguagem que não é socialmente aceite. A restrição do calão e da gíria dos trabalhos de casa é essencial para a preservação da língua portuguesa". O discurso argumentativo de Diogo Ferreira, aluno do 10.º ano da Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colasso, de Linda-a-Velha, ecoou esta tarde, terça-feira, na Sala do Senado, na Assembleia da República, em Lisboa, onde decorreu a gravação daquele que será o primeiro episódio do concurso de discursos da RTP2 Quem Fala Assim.

Produzido em parceria pela RTP2, a Assembleia da República e a ARTV, o formato, que deverá estrear ainda este ano no canal, coloca, em pleno parlamento, duas equipas, constituídas por dois alunos do 10.º ano, a discutir artigos da constituição da república portuguesa.

"Cada aluno apresenta a sua tese durante cinco minutos, tem, num momento seguinte, três minutos para rebater a tese do adversário. São escolhidos 12 artigos e que vão permitir olhar para o que é a vida dos adolescentes, família, escola. Por exemplo, vai ser discutido se os pais podem prescindir do direito de educar os filhos ou se os alunos tem o direito de não querer aprender", esclareceu Teresa Paixão responsável pela autoria do concurso televisivo.

Já Jorge Wemans, diretor de programas de RTP2, justificou ao DN.pt a aposta no formato. "A TV tem que ajudar a recuperar o ouvido", atirou o responsável referindo-se à capacidade de argumentação e discussão de ideias que é promovido durante o concurso.

Também Paula Moura Pinheiro, responsável pelos conteúdos infantis e juvenis do canal, elogiou a mais nova aposta televisiva. "Aqui temos meninos de 15 anos a tratar a Constituição por tu. Subir à tribuna vai ajudar a que estes jovens fiquem mais musculados na sua capacidade do dizer. Há um défice de voz no espaço público, é preciso ensinar a expor ideias, a debater...tudo isto são valores desenvolvidos neste programa.", sustentou a apresentadora de Câmara Clara.

As gravações de Quem Fala Assim, que será exibido também no canal ARTV e é apresentado pela atriz Teresa Tavares, decorrem até dia 22.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG