Reality Show interactivo estreia em Setembro

O 'reality show' uMan, que chega a Portugal em Setembro, assenta num conceito de "interactividade levada ao extremo" e nele os telespectadores decidirão o que comem, o que ouvem e com quem dormem os 12 concorrentes do concurso.

"O programa está concebido para manter o espectador em alta tensão permanente", disse hoje José Eduardo Moniz, vice-presidente da Ongoing Media, empresa que, em parceria com o grupo de media Cofina e a Zon Multimédia, é responsável pela chegada do formato a Portugal. O responsável da Ongoing, acompanhado do produtor televisivo Piet-Hein Bakker, apresentou hoje à imprensa alguns detalhes sobre o uMan, projecto televisivo que terá a duração de 49 dias e será transmitido 24 horas por dia num canal da Zon, ao mesmo tempo que terá uma forte componente multi-plataforma que passa essencialmente pela presença na Internet.

Este é um programa "diferenciador" por comparação com outros 'reality shows', defende José Eduardo Moniz, sustentando que o 'prime time' [horário nobre] do uMan pode acontecer "quer às duas da manhã quer às oito da noite". "Todo o programa é 'prime-time', a qualquer instante algo pode acontecer", sublinhou o responsável, que se escusou a revelar o investimento total envolvido no projeto, embora adiante que é "pesado para o que se habitualmente faz em canais de cabo" e "caminha no mesmo sentido" que outros 'reality shows' transmitidos na televisão generalista. O programa será rentabilizado por publicidade, patrocinadores e por via das "receitas geradas pela utilização multi-plataforma", casos da Internet e dos telemóveis. O canal, adiantou ainda o vice-presidente da Ongoing, já tem nome, mas não será divulgado antes da candidatura que será feira "durante esta semana" à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Piet-Hein Bakker, presidente da CBV, uma das produtoras do formato, disse ainda que o programa terá um apresentador fixo que será divulgado em breve. O casting para o uMan já começou na página Facebook do programa (www.facebook.com/uman.tumandas).

O formato uMan foi adquirido pela Ongoing na edição mais recente do MIPTV, em Cannes, um dos eventos mundiais de maior relevo na divulgação e aquisição de conteúdos de entretenimento. José Eduardo Moniz disse recentemente que o programa será transmitido em Portugal mas, simultaneamente, decorrem negociações para alargar o formato até outros países de língua portuguesa e também à China.

Ler mais

Exclusivos