"Nem consegui dormir esta noite"

António Barreira, autor de "Meu Amor", conta que José Eduardo Moniz lhe ligou a dar os parabéns pelo Emmy.

O que representa este Emmy para si e para a sua carreira?

Para mim é algo que nunca sonhei, porque os Emmy eram uma realidade muito distante. Para a minha carreira, não sei, mas vou pensar nisso quando estiver a trabalhar no próximo projecto. Estou incrédulo e sinto ao mesmo tempo uma extrema realização. Como me dizia um dos responsáveis da TV Globo, aos 36 anos ganhar um prémio destes é um feito.

A quem dedicou este prémio?

Aos meus amores: a minha mulher Amélia e a minha filha Mariana. E a todos os que trabalharam no projecto. A minha mulher foi a primeira a ligar- -me depois de receber o prémio. Disse-me "You're my love" [És o meu amor]. Eu nem consegui dormir esta noite, o telemóvel não parou.

A novela 'Meu Amor' teve o aval de José Eduardo Moniz. Ele ligou-lhe?

Sim, falámos depois da cerimónia, mas não vou dizer o quê. Ele já me tinha dado os parabéns pela nomeação.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

Globalização e ética global

1. Muitas das graves convulsões sociais em curso têm na sua base a globalização, que arrasta consigo inevitavelmente questões gigantescas e desperta paixões que nem sempre permitem um debate sereno e racional. Hans Küng, o famoso teólogo dito heterodoxo, mas que Francisco recuperou, deu um contributo para esse debate, que assenta em quatro teses. Segundo ele, a globalização é inevitável, ambivalente (com ganhadores e perdedores), e não calculável (pode levar ao milagre económico ou ao descalabro), mas também - e isto é o mais importante - dirigível. Isto significa que a globalização económica exige uma globalização no domínio ético. Impõe-se um consenso ético mínimo quanto a valores, atitudes e critérios, um ethos mundial para uma sociedade e uma economia mundiais. É o próprio mercado global que exige um ethos global, também para salvaguardar as diferentes tradições culturais da lógica global e avassaladora de uma espécie de "metafísica do mercado" e de uma sociedade de mercado total.