Plenário na Agência Lusa aprova greve de quatro dias

Os trabalhadores da agência noticiosa Lusa aprovaram hoje, em plenário, a realização de uma greve de quatro dias, entre 18 e 21 de outubro, contra os anunciados cortes orçamentais no contrato programa de 2013.

O plenário mandatou ainda os representantes dos trabalhadores da Lusa para convocar ações de impacto público contra os anunciados cortes orçamentais previstos no próximo Orçamento do Estado, "que prejudicam o serviço público que a agência atualmente presta" e "põem em causa a rede da Lusa em Portugal e no estrangeiro ou que possam obrigar à redução de postos de trabalho".

No comunicado, subscrito pelos três sindicatos representantes dos trabalhadores da agência de notícias portuguesa, pela Comissão de Trabalhadores e pelo Conselho de Redação da empresa, lê-se ainda que "nos dias de greve deverão realizar-se outras ações de protesto, nomeadamente vigílias e/ou concentrações".

Em causa está o anunciado corte de 30 por cento na transferência do Estado para a agência, ao abrigo do contrato de serviço público de informação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG