Pinto Balsemão pede abolição das regras de cobertura das campanhas eleitorais

Para Balsemão, as regras de cobertura das campanhas eleitorais estão desatualizadas face à realidade atual.

O presidente do conselho geral da Plataforma de Media Privados (PMP), Francisco Pinto Balsemão, pediu hoje a abolição das regras "absurdas" que existem para cobertura das campanhas eleitorais pelas empresas do setor.

"Era preciso que estas regras absurdas que existem para cobertura das campanhas e pré-campanhas eleitorais fossem definitivamente abolidas", referiu o também presidente do grupo Impresa, em declarações aos jornalistas no final da tomada de posse do novo diretor executivo da PMP, Luís Nazaré.

Balsemão afirmou que as regras de cobertura das campanhas eleitorais foram criadas ainda "em pleno PREC [Processo Revolucionário em Curso], em 1975", pelo que estão desatualizadas face à realidade atual.

O mesmo responsável exemplificou com os debates de candidatos em campanhas eleitorais, "que estão completamente inviabilizados", uma vez que nas próximas eleições legislativas irão concorrer "sete, oito ou mais partidos". "Dentro da nossa atividade, cobrindo todas as atividades, temos o direito de dar prioridade àqueles [candidatos] que achamos importantes", disse.

"Apresentámos um pedido ao Provedor de Justiça, para enviar para o Tribunal Constitucional estas disposições [que defendemos]", indicou também Balsemão. No entanto, duvida que surja uma decisão "válida" a tempo das eleições legislativas e presidenciais, que se realizam em 2015 e 2016, respetivamente.

Balsemão afirmou ainda que os partidos da Assembleia da República têm declarado intenção de alterar as regras atuais, mas "não tem sido feito nada de absolutamente novo".

A PMP é composta por seis grupos de comunicação social privados (Cofina, Global Media, Impresa, Media Capital, Renascença e Público Comunicação Social, que entrou agora) e tem como objetivo abordar temas estratégicos para o setor dos media, em Portugal e na Europa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG