Paulo Ferreira demite-se de diretor de informação

O diretor de informação da RTP demitiu-se hoje. O jornalista Paulo Ferreira deverá ser substituído por José Manuel Portugal.

A demissão foi confirmada pela Agência Lusa, que cita fonte da administração da empresa.

Para o lugar de Paulo Ferreira deverá ir o atual diretor-adjunto para a área internacional de televisão e de rádio. O nome de José Manuel Portugal terá ainda de ser sujeito a parecer prévio (não vinculativo) da ERC (Entidade Reguladora da Comunicação Social).

A polémica com Paulo Ferreira estourou em outubro, com os jornalistas da RTP reunidos em plenário a decidirem retirar-lhe a confiança após este ter recusado enumerar quais os funcionários que poderiam ser incluídos no plano de reestruturação da empresa.

Após este incidente, também os sindicatos da RTP pediram a demissão de Paulo Ferreira acusando-o em novembro de violação do código de ética.

Estavam então em causa comentários sobre o processo de rescisões voluntárias, relativamente às quais o diretor de informação disse que os trabalhadores da RTP que rescindiram voluntariamente eram as pessoas "mais talentosas", enquanto as que ficam "acabam por ser, muitas vezes, as menos capazes", segundo o "i".

Exclusivos