Portugueses fazem poucas compras 'online'

Mais de 84% dos consumidores portugueses nunca realizou uma compra online, seja por falta de hábito, desconhecimento, falta de segurança ou receio de serem burlados, ou porque preferem efetuar as suas compras em loja.

Foi esta a principal conclusão do estudo efetuado pela empresa de estudos de mercado GfK, "Portugal 2013: Cidadãos digitais, Consumidores Analógicos", que analisou o comportamento e consumo da população portuguesa face ao mundo digital.

A população portuguesa que utiliza a Internet de forma regular (51%) e o número de indivíduos que já efetuou compras online (16%) aumentou relativamente a 2011, no entanto a população portuguesa mantém um perfil tendencialmente tradicional. 84% dos indivíduos inquiridos nunca realizou uma compra através da Internet, sendo que, destes, 48% não o faz por falta de hábito ou por desconhecimento, 26% por falta de segurança/receio de serem burlados e, mais relevante, 23% porque prefere efetuar as suas compras na loja e/ou ver o produto fisicamente.

Para os 16% que já efetuaram compras na Internet, roupa, calçado e acessórios são os principais produtos a serem adquiridos, cerca de 40%, 23% viagens e/ou bilhetes de avião, 21% livros e CD de música, 21% equipamentos de telecomunicações e 20% bilhetes para espetáculos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG