Dono do 'The Independent' vai fazer trabalho comunitário

Em 2011, Alexander Lebedev protagonizou uma agressão em direto na televisão russa e soube agora que escapou à prisão. Recorde a cena que motivou a decisão do tribunal. (COM VÍDEO)

O escandaloso episódio aconteceu no dia 18 de setembro de 2011, num programa de televisão do canal NTV, que levou a cabo um debate sobre a crise financeira internacional. Lebedev envolveu-se numa acesa discussão com o outro convidado, Sergei Polonski, e acabou por atingi-lo com dois murros na cara.

Desde então, o magnata tem-se defendido e lamentado publicamente: "Lembram-se quando a Naomi Campbell atacou um polícia? Ela era provavelmente culpada. Eu não sou. Estava apenas a proteger-me de um perigoso rufia", frisou.

O tribunal de Moscovo a cargo deste caso poderia ter condenado Alexander até cinco anos de prisão, no entanto, não considerou que a situação fosse assim tão grave e aplicou-lhe uma pena de 150 horas de trabalho comunitário. Mesmo assim, o arguido assinalou que o juíz foi influenciado desde o início e que não foi julgado justamente.

Lebedev, que gere o jornal russo Novaya Gazeta e mais quatro jornais britânicos, incluindo o The Independent, já prometeu que irá recorrer da decisão do tribunal "até à exaustão".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG