Notícias de TV também passam pelos blogues

Apaixonados pelo pequeno ecrã e com pouco mais de 20 anos, alimentam na Web histórias em primeira mão e textos de crítica

São jovens e souberam aproveitar a oportunidade dada pela Internet para manter vivo o sonho da escrita aliado ao fascínio pela televisão. Sem recursos financeiros, Tiago Henriques, Tiago Lourenço e Hugo Alves alimentam diariamente três dos mais conhecidos blogues dedicados ao pequeno ecrã nacional. Movidos pela paixão, alcançam muitas vezes os mesmos objetivos da imprensa especializada: dar notícias, em exclusivo, do que acontece para além das câmaras

"Fomos nós que demos, em primeira mão, que era a Teresa Guilherme quem ia apresentar a Casa dos Segredos", recorda tiago Henriques, chefe de redação do blogue A Televisão, elaborado por uma equipa de 13 pessoas. "Mas quem ficou com os louros foi uma revista de social, mesmo dando a notícia uma semana mais tarde", queixa-se o jovem de Algueirão (Sintra).

Com cerca de cinco mil visualizações por dia, A Televisão é um caso de sucesso. O recorde, de 20 mil, aconteceu em dezembro, quando o vídeo das cenas íntimas de Cátia e Marco, do reality show da TVI, foi colocado online. "A Internet é um mundo muito forte e a informação corre muito depressa. É essa uma das vantagens de ter um blogue", admite o redator.

A sua paixão é partilhada por Hugo Alves, de 24 anos, que administra sozinho, desde 2008, um blogue dedicado à estação de Carnaxide. "Sou fã. Acho até que a minha televisão já está viciada na SIC", ri-se o aluno de Direito. Apesar do SICblogue ter o apoio do canal através de promoção no site da novela Rosa Fogo, Hugo alerta qua a sua manutenção "é dispendiosa": "Os blogues não se pagam, mas quem escreve sobre TV tem de comprar a imprensa especializada e isso sai-nos do bolso".

E terá a moda das redes sociais abafado a correria aos blogues? Tiago Lourenço, único que estudou jornalismo deste trio, diz que não. "Muito pelo contrário. Vieram ajudar a publicitar. O meu blogue tem página nas redes sociais e posso dizer que chegam a ele mais pessoas através do Facebook do que por outros meios", admite o administrador de 22 anos de A Caixa Que Já Foi Mágica, que tem parcerias com a SIC e a RTP.

Tiago Lourenço trabalha numa fábrica em Torres Vedras. "Cursei Ciências da Comunicação e estive um ano desempregado. Foi aí que decidi abrir o blogue, em 2010, para ter algo com que me ocupar, mas também para treinar a escrita. É uma forma de mostrar o meu trabalho", prossegue. "Já que o jornalismo não me quis...", conclui.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG