Grupo de Murdoch abandona Sky TV por 514 milhões

A News Corp, grupo do magnata australiano Rupert Murdoch, anunciou esta segunda-feira a cessação da sua participação de 44% num grupo de televisão neozelandês, a Sky Network Television, por uma soma que pode chegar aos 514 milhões de euros.

Fundada em 1979 na Austrália, a News Corporation, o terceiro maior grupo de media do mundo, afirmou em comunicado que os títulos da venda serão oferecidos a investidores institucionais e a pequenos investidores. "Tendo em conta as vendas, a News Limited não terá mais qualquer capital na Sky Network Television Limited", afirmava o documento.

O comunicado não especificava detalhes da venda mas o jornal The Australian noticiou que o preço oferecido por ação era de três euros, o que perfaz uma soma de 514 milhões de euros.

O Presidente da News Corp, Chase Carey, descreveu esta operação como um "negócio de classe mundial", que se tornou num "fantástico" investimento para a sua empresa. "Nós e a Sky sempre desfrutámos de uma excelente relação de trabalho e esperamos que esta continue e não seja afetada pela venda", acrescentou.

A Sky reportou uma subida de 9% nos lucros líquidos do mês passado devido a novas assinaturas de clientes em serviços premium. A News Corp está num processo de dividir as suas operações globais: por um lado as unidades de rápido crescimento de cinema e televisão, que se chamarão Fox Group, e por outro - continuando com o nome News Corporation - a gestão de conteúdos noticiosos e de ativos de publicações.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG