"Brasil" foi a página mais vista na Wikipedia em português

Um engenheiro de software sueco publicou a lista das páginas mais vistas do ano, como parte do projeto Wikitrends. "Facebook" foi a página mais vista em inglês, surgindo em quarto lugar no top em português.

O artigo sobre o "Brasil" foi o mais visto na Wikipedia em português, com quase 3,65 milhões de visionamentos. E as seguintes entradas na lista são também influência dos leitores do outro lado do Atlântico. Em segundo lugar surge "Luiz Gonzaga", um compositor popular brasileiro que nasceu há precisamente cem anos e morreu em 1989. Em terceiro lugar está "Orkut", a rede social com mais usuários que o Facebook no Brasil.

A lista dos dez mais vistos, compilada pelo engenheiro Johan Gunnarsson, fica concluída com "One Direction" (grupo britânico), "Dia dos Namorados", "Voleibol", "Google", "Jogos Olímpicos" e "Segunda Guerra Mundial". "Portugal" surge em 16.º lugar na lista.

Uma análise das listas permite ver a diferença em relação ao que foi mais popular nos quatro cantos do mundo.

Na Wikipedia em inglês (assim como em espanhol), "Facebook" foi o artigo mais procurado, fazendo ainda parte da lista o fenónemo da literatura erótica "50 sombras de Grey", da britânica E.L.James.

A lista em holandês é liderada por Hua Shan, uma montanha chinesa (que nem sequer tem artigo em português). Já em chinês, o artigo mais visto foi "Baidu", o principal motor de busca na China.

Em alemão, o destaque vai para "Sackgasse", que designa um beco sem saída. E em francês para "Houx crénelé", uma planta conhecida como "azevinho japonês". O artigo mais visto em japonês é a lista dos nomes de atrizes pornográficas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG