Twitter alerta para ataques de 'hackers' patrocinados pelo Estado

Rede social alerta para tentativa de obter e-mail, endereços de IP e número de telefone

Pela primeira vez o Twitter alertou alguns dos seus utilizadores que as suas contas poderão ter sido alvo de ataques informáticos por parte de hackers com ligações a governos. Cerca de 20 contas estão sob suspeita, segundo o The Guardian.

"Como precaução estamos a alertá-lo que a sua conta de Twitter está entre um pequeno grupo que poderá ter sido atacada sujeitos patrocinados pelo Estado", lê-se no e-mail enviado, citado pelo jornal inglês. Acrescenta ainda que o objetivo poderá ser a recolha de "informações como endereços de e-mail, endereços de IP e/ou números de telefone".

Os responsáveis pela rede social escrevem ainda que "de momento, não há provas que tenham conseguido obter informação da conta", garantindo que estão a investigar a situação.

Entre os afetados está uma organização não lucrativa canadiana Coldhak, que partilhou no Twitter a mensagem que recebeu. Uma empresa austríaca e outra americana também admitiram que foram alertadas.

O Twitter seguiu o exemplo do Facebook (que começou em outubro) e Google (em 2012), que têm avisado os seus utilizadores de ataques informáticos com ligações a governos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG