Supercomputador vai aprender a falar com conversas no Reddit

Sistema de inteligência artificial de Elon Musk deverá, no final do processo, ser capaz de manter ele próprio uma conversa

Os investigadores da OpenAI, organização sem fins lucrativos fundada em 2015 por Elon Musk, querem desenvolver um algoritmo capaz de aprender a linguagem humana. O novo supercomputador criado pela NVIDIA, fabricante de chips informáticos, um inovador método de aprendizagem profunda e páginas sem fim de comentários no fórum digital Reddit prometem concretizar esse desejo.

O DGX-1, computador que permitirá o desenvolvimento das capacidades da inteligência artificial, intensificará em muito a velocidade e o volume de informação com que procede o método escolhido - a alimentação de uma rede de dados que simula em traços gerais a cadeia neuronal -, avança a MIT Tecnhology Review. Processos computacionais que, em aparelhos "convencionais" demoram 250 horas, passarão a apenas 10 horas quando realizados no DGX-1.

As múltiplas mensagens que constituem o Reddit serão, por isso, digeridas pelos algoritmos processados por este computador para que se extraia uma compreensão probabilística (padronizada) da conversação humana. No final - isto é, uma vez absorvidas mensagens suficientes - o aparelho deverá ser capaz de manter ele próprio uma conversa.

"A aprendizagem profunda é uma classe de modelos muito especial, porque quando amplias o alcance, eles trabalham ainda melhor", explica Andrej Karpathy, cientista da OpenAI. A linguagem tem-se mantido, contudo, numa das áreas mais problemáticas no desenvolvimento da inteligência artificial. O método da aprendizagem profunda tem permitido a rotura de alguns limites, ainda que não tantos quanto aqueles que se espera agora ultrapassar.

A OpenAI quer ainda confirmar se um robô pode ou não aprender a usar a linguagem humana ao interagir com pessoas no mundo real. Esta é, porém, uma pesquisa incipiente.

O objetivo principal desta organização sem fins lucrativos é expandir os domínios da inteligência artificial, assegurando, consequentemente, o máximo de lucros possíveis para a humanidade.

Segunda a NVIDIA, o desenvolvimento do DGX-1 custou dois mil milhões de dólares (quase 1,8 mil milhões de euros.)

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG