Será o Porto ainda mais 'cool' do que Lisboa? A CNN diz que sim

A norte-americana CNN comparou Lisboa e Porto para descobrir qual é a cidade mais 'cool' de Portugal. O Norte saiu vencedor

Lisboa tinha sido considerada, pela CNN, a cidade mais 'cool' da Europa nos últimos anos. Mas parece ter ganho rival à altura e mesmo dentro do país. A estação norte-americana colocou frente a frente as duas maiores cidades do país para descobrir qual tem as melhores praias, a melhor comida, os cafés mais emblemáticos e a melhor vida noturna. O Porto foi o grande vencedor em oito categorias diferentes.

Os tripeiros vs Os alfacinhas

Em primeiro lugar, o Porto vence pela alcunha do seu povo. O nome tripeiros, proveniente do prato de assinatura da cidade, tripas à moda do Porto, assenta melhor e é mais "fixe" do que alfacinhas, considera a CNN.

Douro vs Tejo

A disposição do Porto envolve o rio Douro de uma forma mais acolhedora do que Lisboa e o rio Tejo. O canal norte-americano considera ainda o rio Douro uma das regiões vinícolas mais bonitas do mundo.

Ribeira vs Alfama

Na comparação dos bairros históricos de cada cidade, a Ribeira sai vitoriosa. Em Alfama, a pedra calcária branca é dominante, a pintura tem tons mais claros e pastel enquanto a Ribeira exibe tons mais sombrios e fachadas de azulejos, revelando um ambiente mais intimo. O bairro do Porto tem uma vantagem, diz a CNN: o facto de manter a autenticidade.

A batalha das praias

Ambas as cidades dão "abençoadas" com a proximidade de quilómetros de praias de areia branca. As praias da capital têm inicio na foz do Tejo e estendem-se ao longo de Cascais, até Sintra, encontrando do outro lado do rio as praias da Costa da Caparica e da Serra da Arrábida. Mas o Porto vence devido à maior proximidade com as zonas balneares.

Onde é a melhor vida noturna?

O canal norte-americano prefere a noite do Porto, recomendando os bares em redor da Praça dos Leões e das Galerias de Paris, dando especial destaque à vida noturna do "Café do Piolho" e da zona envolvente.

Vinho do Porto ou Ginjinha?

Na batalha das bebidas, o Porto tem vantagem clara. Segundo a CNN, a bebida do Porto, feita a partir de uvas crescidas na região vinícola do Douro, tem um caráter mais nobre, sobrepondo-se assim à Ginjinha de Lisboa.

A melhor vista

Em Lisboa existem inúmeros miradouros, desde o das Portas do Sol até ao da Graça, passando ainda pelo miradouro de São Pedro de Alcântara. Ainda assim, a cidade do norte é a preferida, com o miradouro da Nossa Senhora do Pilar e a vista sobre o rio, as casas coloridas da Ribeira e o resto da cidade, bem como um pôr-do-sol inesquecível.

Os cafés emblemáticos

Este é o último ponto de comparação referido pela CNN. Os cafés de Lisboa, "Confeitaria Nacional" e "A Brasileira" são um marco histórico na zona comercial do Chiado mas não superam a arquitetura do" Café Guarany" e o "Majestic", sendo este último o favorito da escritora J.K. Rowling e o local apontado como o "nascimento" da saga literária de Harry Potter.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG