Segredo de Einstein para a felicidade vale 1,3 milhões de euros

Mensagem escrita em 1922 atinge recorde num leilão em Israel

Em novembro de 1922, Albert Einstein tinha acabado de receber o Nobel da Física e estava a ficar famoso. Durante uma digressão pelo Japão terá querido gratificar um moço de recados, mas por falta de moedas ou pela recusa do rapaz, terá escrito duas mensagens em folhas de papel do hotel. Agora, uma delas bateu todos os recordes, ao ser leiloada em Israel por mais de 1,3 milhões de euros.

As mensagens estão escritas em alemão em papel do Imperial Hotel de Tóquio. Uma tem aquela que será a receita para se ser feliz, segundo Albert Einstein. "Uma vida calma e humilde trará mais felicidade do que a busca do sucesso ligada a constante agitação", diz a nota mais valiosa, o documento mais caro alguma vez arrematado num leilão em Israel, adquirida por um privado europeu que quer manter o anonimato.

A segunda mensagem dizia "Onde há vontade, há um caminho" e foi vendida por 203 mil euros.

Ambas as notas escritas por Einstein - Nobel da Física em 1921 - foram adquiridas por valores bem superiores ao estimado antes da realização do leilão. Acredita-se que o vendedor era o sobrinho do moço de recados.

Exclusivos