Riscos e oportunidades da Cimeira de Paris em discussão

Esta manhã, o DN e a EDP lançam a discussão sobre os temas que estarão em cima da mesa na Cimeira de Paris, que terá lugar entre 30 de novembro e 11 de dezembro

O que é a COP 21? Quais os cenários que estão em discussão? Qual o impacto esperado para o país? E para as empresas? Na reta final para a Cimeira das Nações Unidas, que se espera decisiva para um acordo mundial de combate às alterações climáticas, é verdadeiramente importante promover uma reflexão sobre o tema, aproximando-o da nossa realidade, alertando, apelando à ação, mobilizando empresas e pessoas.

Razão pela qual, antecipando os temas em discussão na Conferência do Clima, a EDP, em parceria com o Diário de Notícias, promove esta manhã, na nova sede da empresa (Av. 24 de Julho, n.º 12) a conferência "Alterações Climáticas: Contributo para a Cimeira das Nações Unidas COP 21 Paris".

No programa previsto para esta manhã, que abre com uma intervenção do Diário de Notícias, André Macedo, às 10:00, e contará com o CEO da EDP no seu encerramento, às 12:00, destaca-se a importância das alterações climáticas, tema sobre o qual há grandes expectativas relativamente aos compromissos que os líderes mundiais estarão dispostos a assumir quando se juntarem à mesa, no final do proximo mês.

Um contributo valioso será dado já hoje pelo embaixador de França em Portugal, Jean-François Blarel, que se focará no que é a COP 21 e no que estará em discussão na cimeira de Paris, bem como por Filipe Duarte Santos, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, cuja intervenção estará focada naquilo que nos diz a ciência sobre o clima.

Já com o enquadramento dado, será tempo de discutir, a partir das 10:45, o cenário que se desenha nas políticas públicas dedicadas ao tema e nas estratégias das empresas para o ambiente. Representantes de áreas tão distintas como a energia (António Mexia), o ambiente (Nuno Lacasta), as infraestruturas (Vasco Mello), a tecnologia (João Couto) e as economias sustentáveis vão debater riscos e oportunidades para as empresas, com moderação de André Macedo.

A participação é aberta ao público, bastando inscrever-se através de e-mail para conferencias@globalmediagroup.pt

Programa:

10:00 ABERTURA: André Macedo (diretor do Diário de Notícias)

10:10: O que é a COP 21: o que estará em discussão na cimeira de Paris - Jean-François Blarel, embaixador Francês em Portugal

O que nos diz a ciência - Filipe Duarte Santos, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

10:45: Riscos e Oportunidades: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais - António Mexia (CEO EDP), Nuno Lacasta (presidente da Agência Portuguesa de Ambiente), Vasco Mello (CEO Brisa), João Couto (Microsoft), Pedro Faria (diretor técnico do Carbon Disclousure Project), André Macedo (diretor do Diário de Notícias)

12:00 ENCERRAMENTO: António Mexia (CEO EDP)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG