Recorde do mundo para derrapagem feita a mais de 300 km/hora

Japonês, ao volante de um Nissan GT-R, ultrapassou por larga margem a anterior marca estabelecida em 2013

O carro foi preparado ao pormenor, a pista escolhida para ser a perfeita, o piloto tinha de ser um dos melhores. Para bater este recorde nada podia falhar: o objetivo era fazer um drift (uma derrapagem) a uma velocidade impensável: ultrapassar os 300 km/hora. Em três tentativas, Masato Kawabata ao volante de um Nissan GT-R ultrapassou sempre a marca anterior que estava "apenas" nos 216,9 km/hora. E o recorde que vai agora para o Guinness é de 304,96 km/hora.

"O Nissan GT-R é um dos supercarros mais icónicos, comprovando em várias ocasiões a amplitude das suas capacidades e demonstrou claramente a sua performance de líder ao bater os melhores carros de drift", salientou Samir Cherfan, diretor da Nissan no Médio Oriente, citado pelo site da marca japonesa.

O aeroporto internacional de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, foi o escolhido por ter uma pista com três quilómetros de comprimento, considerado o suficiente para alcançar o ambicioso recorde. Já o piloto, Kawabata, lidera o campeonato japonês de drift.

Quanto ao carro, a Nissan trabalhou com especialistas da Nismo para o preparar, dando-lhe uma potência de 1380 cavalos. Os 304,96 km/hora foram atingidos num ângulo de 30 graus.

A anterior marca pertencia ao polaco Jakub Przygonski ao volante de um Toyota GT86. Em 2013 foi um aeroporto perto de Varsóvia que recebeu o evento.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG