Quer céu limpo no dia do casamento? Fale com esta empresa

Uma agência de viagens britânica anuncia que consegue garantir um dia de sol.

São meses e meses de planeamento, a escolher o vestido, as alianças, a decoração, o copo d'água... Mas o sucesso da cerimónia de casamento depende de circunstâncias impossíveis de controlar, como o estado do tempo. Dependia - assegura uma agência de viagens britânica, que garante conseguir um céu limpo e sem chuva no dia da festa.

A Oliver's Travel alega que é 100% garantido e que para ter a certeza de que não terá chuva no casamento, o cliente terá de pagar, no mínimo, 100 mil libras (127 mil euros), lê-se no site. O processo, chamado "cloud seeding" (o que em tradução literal significa semear as nuvens), começa três semanas antes da cerimónia: uma equipa composta por pilotos de avião e meteorologistas sobrevoa as nuvens e "semeia-as" com partículas de iodeto de prata para condensar o vapor de água. Assim, alegadamente, conseguem que chova antes do casamento, ficando o céu limpo e radioso no dia da cerimónia.

Para já, a empresa só presta este serviço aos casais que comprem na agência um casamento em França.

A técnica, inventada nos anos 1940 pelo químico norte-americano Vincent Schaefer tem alguma base científica e tem sido usada, com resultados díspares, em zonas de seca. Nos Emirados Árabes Unidos acredita-se que o processo tem aumentado a chuva naquela região desértica, mas os cientistas ainda não conseguiram quantificar os resultados, segundo a CNN. No Brasil, a técnica também foi usada no reservatório da Cantareira, de modo a aumentar o nível dos reservatórios de água.

Exclusivos