Quatro concelhos em risco 'Máximo' de incêndio

Há ainda vários concelhos em risco 'muito elevado' de incêndio

Quatro concelhos de três distritos de Portugal continental apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Trancoso (Guarda); Monchique (Faro); Mação e Oleiros (Castelo Branco) estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' vários concelhos de vários distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Faro, Bragança e Vila Real.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste a sul do rio Douro e interior do Alentejo até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira ocidental a sul do Cabo Mondego. Aumento temporário de nebulosidade por nuvens altas a partir da tarde.

O vento será fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã e de noroeste a partir da tarde no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, onde terá por vezes rajadas até 60 km/h, e temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima no litoral da região Norte, além de uma pequena descida de temperatura na região Sul.

Nos Açores, o instituto prevê céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, mas com períodos de chuva ou aguaceiros, especialmente na madrugada e manhã.

Já na Madeira, prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo. O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante norte, estando prevista ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Segundo o IPMA as temperaturas máximas vão hoje atingir os 34 graus Celsius em Castelo Branco; 33 em Faro, 32 em Beja, Braga e Évora; os 31 em Vila Real e Viseu; 30 em Bragança; 29 em Santarém; 26 em Lisboa e Santa Cruz ; 29 no Funchal; 27 em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG