Quanto vale um atum? Restaurante japonês pagou 108 mil euros por um

Este foi o primeiro leilão de 2016 no Tsukiji, o famoso mercado de peixe de Tóquio, que se prepara para fechar portas

Um restaurante japonês pagou 108 mil euros por um atum. A cadeia Sushi Zanmai arrematou o peixe de 200 kg a mais de 500 euros por kg, no primeiro e tradicional leilão do ano. Pode parecer muito, mas nem sequer está perto do preço mais alto pago por um atum-azul - em 2013 a mesma cadeia pagou 1,6 milhões de euros por um peixe ligeiramente maior.

"Foi um pouco mais caro do que esperávamos, mas é da maior qualidade no que diz respeito à forma, cor e gordura", explicou Kiyoshi Kimura, dono da cadeia de restaurantes Sushi Zanmai, citado pelo The Washington Post.

Este foi o primeiro leilão de 2016 no Tsukiji, um famoso mercado de peixe em Tóquio, e também o último, já que o local vai ser encerrado. Construído em 1935, o marcado vai passar para uma ilha artificial em novembro.

Mas este não foi o único motivo para o preço excessivo - licitar alto no primeiro leilão do ano é também uma questão de superstição para os japoneses, conhecida como "goshugi soba", e é uma honra (e dá estatuto) ficar em primeiro.

O atum-azul em causa foi pescado ao largo de Aomori, no norte do país, uma região famosa pelo seu peixe. É da barriga deste peixe que sai o toro, considerada a melhor parte do atum, usada no sushi, o que o torna muito popular e caro... e também uma espécie em risco. Os japoneses comem 80% do atum-azul pescado no mundo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG