Projecto-piloto testa avaliação online

Alunos do 4º e 6º anos de 45 colégios privados fizeram testes de Português e Matemática no computador

Lançado pela AEEP, a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, o projecto-piloto para a realização de provas de avaliação online já englobou 2500 alunos de 45 colégios particulares. As provas foram feitas com a colaboração do IAVE, o Instituto de Avaliação Educacional, e está a ser acompanhada pelo Ministério de Educação. No futuro, a experiência pode ser estendida ao ensino público, noticia hoje o jornal Público.

Com o fim dos exames nacionais no fnal de cada ciclo de ensino, que foi decidido pelo atual governo, a AEEP considerou que seria desejável manter uma avaliação e daí a ideia destas provas. Propôs então ao IAVE que elas pudessem ser feitas online, uma vez que isso simplifica tudo: elimina os custos com o papel, a recolha e transporte das provas e torna a sua correção muito mais simples.

Para já, fizeram as provas de Português e de Matemática 2500 alunos do 4º e do 6º anos. Em declarações ao Público, Hélder de Sousa, presidente do IAVE, afirma que a experiência pode no futuro ser estendida às escolas públicas, e "numa primeira fase, às provas de aferição".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG