Sociedade
30 março 2022 às 15h07

Pessoas da cidade têm pior sentido de orientação do que as do campo

Cientistas desafiaram quase 400 mil pessoas a jogar um videojogo para perceber quem teria melhor sentido de orientação e navegação: quem vive na cidade ou quem vive em zonas rurais.

DN/AFP

Pessoas que cresceram em zonas rurais têm um melhor sentido de orientação e navegação do que quem cresceu em cidades, revela um estudo científico publicado esta quarta-feira (30).

Para perceber como é que os sistemas de orientação na infância funcionam, os cientistas desafiaram quase 400 mil pessoas de 38 países diferentes a jogar um videojogo criado com o propósito de investigação neurocientífica.

Os voluntários foram desafiados a jogar "Sea Hero Quest", um jogo no qual tinham que navegar um barco para encontrar "checkpoints" localizados no mapa, refere o estudo publicado na revista científica "Nature".

"Descobrimos que crescer fora das cidades parece ser bom para o desenvolvimento do sentido de orientação, e isso parece ser influenciado pela falta de complexidade de muitas redes viárias das cidades", afirma Hugi Spiers, investigador principal da University College London.

Antoine Coutrot, coautor principal, da Universidade de Lyon, revela a existência de estudos que confirmavam que, quando os ratos cresciam em gaiolas com caminhos de diferentes complexidades, "certas capacidades cognitivas nos seus cérebros, como o sentido de navegação, eram modificados".

No entanto, o ser humano é um caso complicado de estudar já que "não podemos prender ninguém em jaulas", confessou à AFP.

Por esta razão os cientistas utilizaram o jogo "Sea Hero Quest", que foi criado em 2016 para estudar a doença de Alzheimer. Deste dessa data, o jogo já foi jogado por quase quatro milhões de pessoas.

Coutrot diz que as pessoas que cresceram em zonas rurais tiveram melhores resultados porque "as zonas rurais costumam ter um ambiente complexo que é bastante desorganizado, com distâncias maiores que obrigam as pessoas a decorar os caminhos".

Adiciona, ainda, que há exceções, como quem cresceu em cidades mais complexas como Paris e Praga, que tiveram resultados muito melhores do que quem cresceu em cidades mais simples, como Chicago.

Coutrot afirma que nunca é tarde para melhorar o nosso sentido de orientação e navegação, se o praticarmos.

"É um pouco como aprender uma língua nova, que é sempre mais fácil de aprender numa idade nova", explica.

Os cientistas também criaram uma nova versão do jogo, "City Hero Quest", para testar como é que os habitantes de cidade se davam no seu ambiente natural.

Nessa versão, os citadinos obtiveram melhores resultados do que os habitantes rurais - mas a diferença entre uns e outros não é comparável à do teste original.