O casamento secreto de Henry Kissinger
Arquivo DN

O casamento secreto de Henry Kissinger

O secretário de estado norte-americano, Henry Kissinger, casou-se em segundas núpcias, em clima de total sigilo. Do Brasil, vinham notícias dos deslocados devido às grandes cheias. Em Lisboa, um polícia fora morto, de forma violenta, e havia derby em Alvalade.
Publicado a
Atualizado a

Poucos dias após a viagem de Estado a Moscovo, onde se encontrou com o presidente Leonid Brejnev, o secretário de estado norte-americano encontrava, agora, tempo para a sua vida amorosa. “Henry Kissinger casou-se ontem na maior intimidade com Nancy Maginnes”, titulava o DN.

A notícia era acompanhada por uma fotografia do casal, durante um evento a que tinha comparecido anteriormente. “(...) O casamento foi comunicado pela mãe da noiva, a qual indicou que o casal partira imediatamente para a lua-de-mel, em Acapulco, num avião particular”, informava o DN.

Foi um casamento muito discreto e longe dos olhares públicos. “A cerimónia civil decorreu em Arlington, na Virgínia, apenas na presença de amigos íntimos. Também estavam presentes os dois filhos de um anterior casamento de Kissinger, David e Elizabeth”. 


O secretário de estado norte-americano fez questão de que este enlace, em segundas núpcias, fosse praticamente secreto, tal como havia sido o namoro com a noiva. “Ele era considerado na capital federal um dos homens mais desejáveis para casar. Mas o seu casamento com Miss Maginnes, uma esbelta loura, só foi anunciado depois de o casal se encontrar a bordo do avião particular que o levou para a linda praia de Acapulco”.


Não tão cor de rosa eram as notícias que continuavam a chegar do Brasil, fustigado, na zona sul, por um grande temporal. “O sul do Brasil terá uma recessão económica de dez anos pelo menos”, titulava o DN, servindo-se das declarações do governador do estado de Santa Catarina. Além de mortos e feridos muitas pessoas ficaram deslocadas, devido às cheias. “As estradas em nove estados estão cheias com cerca de 150 000  refugiados que fogem aos perigos”, podia ler-se.


Os ministros franceses Michel Jobert, dos Negócios Estrangeiros, e Valery Giscard D’Estaing, com a pasta do Estado, Economia e Finanças foram convidados a visitar o Vietname. Entretanto, na América, o vice-presidente Gerald Ford “censurou asperamente a reeleição de Nixon”. 


Um polícia do aeroporto tinha sido arrastado por um carro e morto. A viatura foi encontrada e identificados os ocupantes. Nessa tarde havia derby em Alvalade, entre o Sporting e o Benfica. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt