Comandos. Militar internado transferido para o Curry Cabral por falência do fígado

Dylan Araújo da Silva, que está internado desde o passado domingo, estava no Hospital do Barreiro

Dylan Araújo da Silva, o soldado que está internado desde domingo, foi transferido do Hospital do Barreiro para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, devido a um agravamento dos problemas no fígado. Em nota à comunicação social, o Exército informou esta quarta-feira que "apesar da melhoria progressiva do ponto de vista global, por evolução para falência hepática procedeu-se à transferência" do militar.

Numa atualização do estado clínico dos militares do 127.º Curso de Comandos, o Exército informa ainda que se encontram internados no Hospital das Forças Armadas três militares: dois no serviço de medicina, em situação estável e que não levantam "cuidados de maior", e outro na "unidade de tratamentos intensivos, diagnosticado com golpe de calor".

No Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, acrescenta ainda o Exército, um militar está internado desde as 19:00 de ontem, terça-feira. "O militar encontra-se clinicamente estável mas com alterações na função renal e indícios de rabdomiólise", ou seja, a destruição das fibras musculares que pode, em última instância, levar à morte.

No passado domingo, o furriel Hugo Abreu, de 20 anos, não sobreviveu a um "golpe de calor": de acordo com o Exército, depois de lhe ter sido detetada uma indisposição, o militar foi retirado da instrução, tendo sido transferido para a enfermaria de campanha, na zona de Alcochete, onde terá ficado em observação. Como após o jantar a situação clínica do militar piorou, o médico optou pela sua retirada para um hospital, mas Hugo Abreu acabou por morrer após uma paragem cardiorrespiratória antes de chegar a ser transferido.

Exclusivos