Marinha acompanha passagem de navios russos ao largo da costa

As embarcações em causa são duas corvetas da Classe Steregushchiy II: "FFG-545 Stoykiy" e "FFG-531 Soobrazitelnyy". Estão "de passagem por águas portuguesas, provenientes do Mar do Norte".

A Marinha está a acompanhar a passagem de dois navios russos ao largo da costa portuguesa.

Trata-se de um "procedimento normal de vigilância", segundo informou este sábado o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Em comunicado, o EMGFA afirma tratar-se de duas corvetas da Classe Steregushchiy II - "FFG-545 Stoykiy" e "FFG-531 Soobrazitelnyy" -, que estão "de passagem por águas portuguesas, provenientes do Mar do Norte", sem dar mais pormenores.

É a segunda vez, desde agosto, que a Marinha acompanha, ao largo da costa de Portugal, navios da Rússia, país que invadiu a Ucrânia em fevereiro, dando início a uma guerra que continua até hoje.

Este é, segundo o Estado-Maior-General, "um procedimento normal de vigilância dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, sempre que navios de guerra de países que não pertencem à NATO navegam em águas portuguesas".

Em 27 de agosto, o EMGFA afirmava, também em comunicado, que a força russa era então "constituída por três navios de guerra, provenientes do Mar Mediterrâneo" e iria ser acompanhada por meios das forças armadas enquanto navegava "dentro da Zona Económica Exclusiva portuguesa".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG