"Falsa marijuana" provoca overdose em 33 pessoas que agiam como "zombies"

Droga que causou estes efeitos é 85 vezes mais potente do que a marijuana e é vendida legalmente

Um estudo científico revelou que uma droga sintética que está a ser vendida legalmente nos Estados Unidos e pretende imitar os efeitos da marijuana é na verdade 85 vezes mais potente do que a canábis. A "erva falsa", como tem sido chamada a droga AK-47 24 Karat Gold, foi responsável por uma overdose em massa em Brooklyn este ano, quando 33 pessoas começaram a agir como "zombies" e desmaiaram no meio da rua.

A investigação, publicada no The New England Journal of Medicine, começou após o "surto de zombies", como tem sido chamado o episódio, que levou 33 pessoas para o hospital num espaço de 11 horas, no dia 12 de julho. Testemunhas dizem que as vítimas agiam como" zombies "antes de desmaiarem, e as autoridades confirmaram que todas tinham tido uma overdose de marijuana sintética.

Os médicos disseram na altura à CNN que as vítimas apresentavam "sintomas de letargia" mas não corriam risco de vida.

Uma das pessoas intoxicadas limitava-se a olhar para o vazio, transpirando, mas o ritmo cardíaco era normal, descreve o estudo, citando os médicos. Os movimentos eram lentos e mecânicos e tinha "períodos em que gemia como um zombie", continua o relatório.

Roy Gerona, investigador na Clínica de toxicologia ambiental da Universidade da Califórnia, recolheu amostras da droga sintética e de alguns pacientes que tiveram a overdose, para descobrir quais eram os componentes da droga, confessando que não fazia a mínima ideia do que iria encontrar.

Acabou por descobrir que a marijuana falsa tinha um canabinoide sintético conhecido como AMB-FUBINACA, variante do AB-FUBINACA, que foi criado pela farmacêutica Pfizer em 2009 para um medicamento cujo objetivo era o alívio de dores.

O AB-FUBINACA foi considerado uma potente droga ilícita pelas autoridades japonesas e, meses depois, começou a ser vendido nas ruas do Luisiana, Estados Unidos, como o ingrediente psicoativo de uma droga chamada Train Wreck 2.

Estas drogas sintéticas são chamadas na gíria de K2 e Spice e acabam por conter várias misturas de ervas, especiarias e plantas misturados com químicos semelhantes ao THC, o ingrediente psicoativo da marijuana. São vendidas legalmente porque, para beneficiarem das lacunas da lei, os ingredientes e químicos que possuem são constantemente alterados, explica a instituição norte-americana dedicada ao apoio e estudo da toxicodependência, o que significa que os efeitos médicos são muitas vezes imprevisíveis.

De acordo com o investigador, atualmente há tantos canabinoides sintéticos que é impossível fazer um quadro dos possíveis sintomas de overdose.

Normalmente, em casos de canabinoides sintéticos potentes, as vítimas sofrem danos no coração, rins ou convulsões, mas nenhuma das sequelas se registou no caso da falsa marijuana. "Teve apenas um efeito depressivo severo", explicou Roy Gerona.

A AK-47 24 Karat Gold pode ser comprada nos Estados Unidos por, no mínimo, 14 dólares, cerca de 13 euros, e é geralmente fumada como a marijuana.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG