Mais dois mortos e mais 275 novos casos nas últimas 24 horas
Portugal tem agora 25944 casos ativos da covid-19, menos 22 do que na segunda-feira, segundo o boletim diário da DGS. São registados 874 novos casos de infeção, mas 599 são relativos ao fim de semana.
O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou 874 novos casos de covid-19 (599 relativos ao fim de semana). O relatório desta terça-feira (6 de abril) dá também conta de mais dois mortos devido à infeção pelo novo coronavirus.
Relacionados
Há agora 504 doentes internados, dos quais 113 em unidades de cuidados intensivos, ou seja mais um do que na segunda-feira. No que diz respeito ao internamento são menos 32 que estão hospitalizadas.
Portugal tem, atualmente, 25944 casos ativos da doença, menos 22 do que há 24 horas.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O boletim da DGS refere ainda que há mais 894 recuperados da doença e menos 1086 pessoas em vigilância.
Os dois mortos registados são da região de Lisboa e Vale do Tejo, que continua a ter o maior número de novos infetados, no caso mais 317. A região norte é a segunda mais penalizada com 273 novos casos, seguida da região centro com 140. No Alentejo foram registados 57 novos casos e no Algarve 18.
Na segunda-feira, dia em que há sempre um decréscimo do número de novas infeções, o boletim da DGS apenas assinalava mais 159 novos casos de covid-19, muito longe dos 874 desta terça-feira. Mas o número de mortes era superior, já que se registaram 5 óbitos.
Esta atualização dos dados sobre a evolução da pandemia no nosso país surge no dia em que a vacina da AstraZeneca volta a ser notícia. Tudo porque o diretor de estratégia de vacinas da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), Marco Cavaleri, admitiu a existência de uma "ligação" entre a vacina da AstraZeneca e os casos de coágulos sanguíneos em pessoas que foram imunizadas com o fármaco.
As afirmações foram feitas em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero, publicada esta terça-feira. "Agora podemos afirmar, está claro que há uma ligação com a vacina. Mas ainda não sabemos o que provoca esta reação (...) Nas próximas horas vamos declarar que existe uma ligação, mas ainda temos de perceber a razão pela qual isso acontece", disse Cavaleri.
Também esta terça-feira ficou a saber-se que a Coreia do Norte não vai participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para este verão, devido aos riscos de contágios da covid-19.
Numa reunião, o comité olímpico norte-coreano "decidiu não participar nos Jogos Olímpicos para proteger os atletas da crise sanitária mundial causada pela covid-19", indicou o Ministério dos Desportos de Pyongyang.
Pandemia já matou 2,86 milhões de pessoas em todo o mundo
A pandemia de covid-19 matou pelo menos 2 862 002 pessoas em todo o mundo desde que foi detetado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, de acordo com o balanço desta terça-feira da AFP.
Mais de 131 711 580 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia e, embora a grande maioria dos doentes recupere, uma parte mantém os sintomas durante semanas ou até meses, indica ainda o relatório da agência de notícias francesa.
Os Estados Unidos são até hoje o país mais afetado em termos de mortes e de casos, com 555 615 mortes e 30 785 412 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.