Maioria dos adolescentes tem amigos online que não conhece

Para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, a Vodafone divulgou um inquérito a 5298 adolescentes em 10 países sobre os seus hábitos online

Em Portugal foram inquiridos 200 adolescentes no estudo da Vodafone. Em conclusão: 54% dos jovens portugueses têm "muitos amigos" online que nunca conheceram na vida real. Neste indicador, Portugal e Itália são os que apresentam o maior valor. 37% dos adolescentes portugueses conhecem pessoas que criaram perfis falsos para publicarem conteúdos ou fotografias nas redes sociais.

70% admitiram que muitas pessoas agem de forma diferente online daquilo que são ou fazem na vida real. Nota positiva: 79% dos jovens receberam conselhos para serem positivos nos media sociais, a maior percentagem em 10 países. Um em cada quatro jovens portugueses acredita que a internet é um "lugar seguro" para os mais novos. Em contrapartida, 46% dos adolescentes acham que os pais deviam oferecer mais apoio e aconselhamento nesta matéria.

Também há 41% de adolescentes portugueses a usarem filtros de fotografia, através de aplicações, para se tornarem mais atrativos.

Quanto às preferências por plataformas ou redes sociais, a maioria dos adolescentes portugueses prefere o Facebook (189 ou 94%), logo seguido do Youtube (177 dos inquiridos ou 88%) e do Instagram (145 inquiridos ou 73%

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG