Levantada interdição de banhos na praia de Carcavelos após análises

"Tal como esperávamos, a qualidade da água é excelente e, portanto, já foi hasteada a bandeira verde", disse o presidente da Câmara de Cascais

A interdição de banhos na praia de Carcavelos, em Cascais, foi hoje levantada, após serem conhecidos os resultados das análises à água do mar, que, segundo a câmara, revelaram uma "qualidade excelente".

"Tal como esperávamos, a qualidade da água é excelente e, portanto, já foi hasteada a bandeira verde na praia e as pessoas podem ir a banhos à vontade. Sempre soubemos que estava tudo bem", disse à Lusa o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, ao final da manhã.

O autarca do PSD lamentou a decisão "despropositada e inconsequente" do delegado regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, a quem acusou de ser um "'boy' do Bloco de Esquerda".

"Prova uma forma negativa de fazer política. Querem atacar a câmara, mas só atacam os interesses dos munícipes. O que vale é que as pessoas têm confiança em nós e não nestes pseudopolíticos", afirmou Carreiras.

Confrontado pela Lusa com as acusações do autarca de Cascais, Mário Durval lembrou que é autoridade de saúde há mais de 40 anos e que "nunca ninguém ousou fazer declarações dessas", considerando que "as discussões partidárias não são para se ter neste âmbito".

"Compreendo que nesta altura de eleições [autárquicas] ele se terá excedido. Ele devia ter respeitado um pouco mais a Autoridade Regional de Saúde. Tomamos decisões com base na defesa da saúde das populações e, neste caso, foi com base no princípio da precaução", sustentou.

A praia de Carcavelos, no distrito de Lisboa, estava interditada a banhos desde as 09:00 de quinta-feira.

Na quinta-feira, em declarações à agência Lusa, o delegado regional de Saúde, Mário Durval, responsável pela decisão de interditar os banhos naquela praia, explicou que a medida "foi absolutamente necessária para garantir a segurança dos banhistas", uma vez que "não havia garantias que a água não estivesse contaminada".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG