Jovens portugueses são dos que mais se sentem excluídos devido à crise

Eurobarómetro mostra que só os jovens gregos se sentem mais marginalizados do que os portugueses. Jovens alemães estão no extremo oposto

Mais de oito em cada dez jovens portugueses (86%) consideram ter sido marginalizados devido à crise económica, o segundo valor mais elevado da União Europeia, e 41% sentiram-se mesmo "empurrados" a emigrar, revela um estudo hoje divulgado em Bruxelas.

De acordo com o "Eurobarómetro", sobre "A Juventude Europeia em 2016", encomendado pelo Parlamento Europeu e realizado pela TNS, em abril, junto de 10.294 europeus, com idades entre os 16 e 30 anos, mais de metade dos jovens inquiridos (57%) afirmaram ter-se sentido excluídos no seu próprio país, devido à crise, mas com grandes variações entre os Estados-membros.

Os jovens europeus que mais se queixaram de marginalização foram os gregos (93%), os portugueses (86%), os cipriotas (81%) e os espanhóis (79%) - cujos países necessitaram de assistência financeira -, enquanto no extremo oposto da lista se encontram os jovens alemães (27%), malteses (28%) e dinamarqueses (31%).

Quando questionados sobre se, devido à crise, chegaram a sentir-se forçados a ir estudar ou trabalhar para outro país da União Europeia, 41% dos jovens portugueses responderam afirmativamente, o terceiro valor mais elevado (apenas atrás de Chipre, com 51%, e da Grécia, com 43%), e muito acima da média comunitária, de apenas 15%.

Ainda assim, uma maioria dos jovens portugueses (61%, exatamente em linha com a média da UE) disseram não desejar emigrar para outro Estado-membro, e apenas 12% já tiveram ou estão a ter a experiência de estudar ou trabalhar noutro país da União, também neste caso rigorosamente em linha com a média comunitária.

De acordo com os mais recentes dados do Eurostat, Portugal registava em março uma taxa de desemprego jovem de 30,7%, depois de ter chegado a superar os 40% durante 2013, em plena crise e quando o país se encontrava sob assistência externa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG