Vaticano anuncia moeda comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima

Na nova moeda de dois euros estão representados os três pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta - e o santuário de Fátima

O Estado do Vaticano anunciou hoje uma moeda de dois euros comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima e do pontificado do papa Francisco.

Numa nota publicada na página oficial da Santa Sé, lê-se que o Gabinete de Filatelia e Numismática do Vaticano celebra o Centenário das Aparições com uma nova moeda de dois euros, na qual estão representados os três pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta - e o santuário de Fátima.

O texto faz referência às "aparições" ocorridas perto de Aljustrel, "uma comunidade perto da pequena cidade de Fátima, em Portugal", testemunhadas em 1917 pelas três crianças, então com 10, 09 e 07 anos, respetivamente.

A nota lembra ainda que em 1930 a igreja católica "reconheceu a natureza sobrenatural das aparições" da virgem aos pastorinhos na Cova da Iria e "autorizou a devoção e a construção do santuário de Fátima, que o papa Francisco visitou a 12 e 13 de maio" de 2017.

Ler mais

Premium

DN Life

DN Life. «Não se trata o cancro ou as bactérias só com a mente. Eles estão a borrifar-se para o placebo»

O efeito placebo continua a gerar discussão entre a comunidade científica e médica. Um novo estudo sugere que há traços de personalidade mais suscetíveis de reagir com sucesso ao referido efeito. O reumatologista José António Pereira da Silva discorda da necessidade de definir personalidades favoráveis ao placebo e vai mais longe ao afirmar que "não há qualquer hipótese ética de usar o efeito placebo abertamente".