As vacas sabem nadar? Uma vacaria flutuante vai nascer no maior porto da Europa

Ideia inovadora serve para mostrar caminhos para alimentar cidades cada vez maiores e com mais pessoas

Roterdão, na Holanda, será a primeira cidade do mundo a possuir uma quinta flutuante. O projeto inovador, que custará 2,5 milhões de euros, colocará 40 vacas numa plataforma de 1200 metros quadrados no porto da cidade, o maior da Europa. A construção está planeada para o outono.

Por dia, espera-se que a vacaria flutuante produza mais de mil litros de leite que serão posteriormente pasteurizados e transformados em iogurtes num dos pisos da construção. O edifício surpreendente será erguido com betão leve, molduras de aço galvanizado e uma membrana que absorverá a urina dos bovinos. As vacas poderão passear entre os seus cubículos, a área de ordenha e uma pequena pastagem em terra firme.

Os criadores explicam ao The Guardian que o sistema fechado promoverá ainda a reciclagem da urina dos animais, que será purificada e usada para regar os trevos vermelhos, a relva e a alfafa que alimentarão as vacas, e do estrume, que será enviado para quintas próximas. Painéis solares instalados no topo da plataforma fornecerão a energia necessária para o funcionamento da quinta. Klaas van der Molen, arquiteto da equipa de design deste projeto, acredita que os bovinos serão felizes.

A vacaria será o paradigma para a alimentação de cidades cada vez mais populosas e urbanizadas. "[A quinta] é um exemplo de economia circular, um conceito que será certamente aplicado a outras cidades", sublinha Adriaan Visser, vice-prefeito do conselho municipal de Roterdão.

Atualmente, 54% da população mundial vivem em cidades e áreas urbanas, um número que deve aumentar para 66% até 2050, segundo dados das Nações Unidas. Na Holanda esta percentagem já é de 90% - e na vizinha Bélgica, por exemplo, sobe para 98%.

Os criadores estão ainda a projetar uma estufa flutuante, bem como um espaço com as mesmas características onde as galinhas podem por ovos.

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Catarina Carvalho

Arnaldo, Rui e os tuítes

Arnaldo Matos descobriu o Twitter (ou Tuiter, como ele dizia), em 2017. Rui Rio, em 2018. A ambos o destino juntou nesta edição. Por causa da morte do primeiro, que o trouxe à nostálgica ordem do dia, e por o segundo se ter rendido à tecnologia da transmissão de ideias que são as redes sociais. A política não nasceu para as ideias simples com as redes sociais. Mas as redes sociais vieram dar uma ajuda na rapidez ao passar as mensagens. E a chegar a mais gente. E da forma desejada, sem a, por vezes incómoda, mediação jornalística. É isso mesmo que diz, e sem vergonha, note-se, uma fonte do PSD, no trabalho sobre a presença de Rui Rio no Twitter. "É uma via para dizer exatamente o que pensa e dar a opinião, sem descontextualizações." O jornalismo como descontextualização. Ou seja, os políticos que aderem às redes sociais fazem-no no mesmo pressuposto da propaganda. E têm bons exemplos a seguir, como Trump, mestre nos 280 carateres que o ajudaram a ganhar eleições. Foi o Twitter que trouxe Arnaldo Matos das trevas da extrema-esquerda para o meio mediático. Regressou como fenómeno, não apenas pelas polémicas intervenções no velho partido, o MRPP, onde promoveu rixas, expulsou camaradas por desvios de direita, mas, sobretudo, pela excelente adaptação à forma que a tecnologia do Twitter lhe proporcionava para passar a sua mensagem política dura, rápida, cruel e, sim, simplista. Para quem não quer perder muito tempo com explicações, o Twitter é ideal. Numa prosa publicada na página do partido, Luta Popular, Arnaldo Matos fazia o que sabia fazer, doutrina, sobre o assunto. Dizia que as suas publicações, batendo "todos os recordes em Portugal", se tornavam "tão virais" que já nem ele as controlava E sem nenhum recuo ou consideração sobre a origem "capitalista" desta transmissão informativa queixava-se de as mensagens não serem vistas pelos "camaradas do partido". Resumindo: "Os tuítes são pequenas peças de agitação e de propaganda políticas, que permitem aos militantes do PCTP/MRPP manter uma informação permanente sobre a vida política nacional e internacional." Dizia também que este método "fornece uma enorme quantidade de temas que armam a classe operária para a difusão de opiniões que caracterizam os seus pontos de vista de classe". Ninguém diria melhor do que um "educador" de classe, operária ou outra, e nem mesmo Jack Dorsey ou Noah Glass ou Biz Stone, ou Evan Williams, os fundadores da rede social, a saberiam defender de forma tão eficaz. E enganadora. A forma como Arnaldo Matos usava o Twitter era um pouco menos benévola do que podia parecer destas palavras. Zurziu palavras simples e fortes contra velhos ódios: contra o "putedo" da esquerda, o "monhé" António Costa, os sociais-fascistas do PCP e, até, justificando ataques terroristas como os do Bataclan em Paris. Mandava boutades que no ciberespaço se chamam posts. E, depois, os jornalistas faziam o resto, amplificando a mensagem nos órgãos de comunicação social tradicionais. Na reportagem explica-se que o objetivo dos tuítes de Rui Rio é, também, que os jornalistas "peguem" nas mensagens e as ampliem. Até porque ele tem apenas cerca de três mil seguidores - o que não é pouco, tendo em conta a fraca penetração da rede em Portugal. Rio muda quando está no Twitter. É mais contundente e certeiro. Arnaldo Matos era como sempre foi, cruel e populista. Ambos perceberam o funcionamento das redes sociais, que beneficiam os políticos, mas prejudicam a democracia. Porque incentivam ao "tribalismo", juntando quem pensa igual e silenciando quem acha diferentes. Que contribuem para a diluição das mediações que leva com ela o pensamento, a crítica, e traz consigo a ilusão da "democracia direta" que mais não é do que outra forma de totalitarismo. Estas últimas ideias são roubadas da apresentação de Pacheco Pereira na conferência sobre o perigo das fake news organizada nesta semana pela agência Lusa. Dizia ele que não devemos ter complacência com a ignorância - que é a base do espalhar de notícias falsas. Talvez os políticos devessem ser os primeiros a temê-la, à ignorância.