Um pedaço gigante do Havai caiu no oceano

Terreno instável formado por lava solidificada caiu ao mar. Não houve feridos, mas cinco turistas escaparam por pouco

Foi na véspera de ano novo: um enorme pedaço de lava solidificada, com cerca de nove hectares - 90 mil metros quadrados -, colapsou e caiu ao mar no Havai, provocando ondas gigantes e uma chuva intensa de rochas vulcânicas.

Não houve feridos, mas cinco turistas escaparam por pouco: apesar de avisados, perante a perigosidade da situação, acabaram por conseguir entrar na área já vedada pelos guardas do parque nacional dos EUA e tiveram de ser retirados depois, pouco antes da plataforma onde se encontravam colapsar.

O fenómeno aconteceu porque no mar de Kamokuna se forma um delta lávico, ou seja, a lava expelida pela vulcão Kilauea chega ao Oceano Pacífico e solidifica. As quantidades de lava são tais que acaba por formar-se novo terreno, instável mas muito popular entre turistas: na plataforma que agora colapsou, estava até instalado um miradouro de onde era possível admirar a lava vulcânica a deslizar até à água.

Num vídeo, publicado nas redes sociais, consegue ver-se o colapso de uma secção da plataforma, que continuou a desfazer-se e a cair para o mar durante a noite.

A área foi temporariamente fechada também porque a lava, ao entrar no oceano, produz uma cortina de ácido hidroclorídrico altamente corrosiva.

Exclusivos