Um novo livro que fala de quase tudo

"Portugal: Ambientes de Mudança - Erros, Mentiras e Conquistas", de Luísa Schmidt, é lançado hoje, às 19.00 no CCB

A socióloga e investigadora Luísa Schmidt lança hoje ao fim da tarde, no CCB, em Lisboa, o seu novo livro "Portugal: Ambientes de Mudança - Erros, Mentiras e Conquistas", uma obra que passa em revista o último quarto de século da história ambiental do país: desde o debate social que este tipo de questões passou a gerar, à emergência de novas políticas e às transformações que elas operaram - ou não.

Organizada por grandes grandes temas, que contemplam entre outros a poluição, a conservação da natureza, o ordenamento do território, a erosão costeira ou as alterações climáticas, a obra mostra com informação rigorosa o caminho andado nestas duas décadas e meia, analisa os dados e a escolha das políticas e identifica os bloqueios que persistem, perspetivando ainda o futuro para cada uma das áreas em causa, bem como as necessidades de ação para ultrapassar os problemas, muitos deles estruturais, que subsistem.

Este é, portanto, um livro de referência para quem quer conhecer - e compreender - em profundidade as problemáticas de ambiente em Portugal.

A sessão de lançamento começa às 19.00, na Sala Sophia de Mello Breyner, no Centro Cultural de Belém, e o livro será apresentado por Pinto Balsemão e Rosalia Vargas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.