Um brinde de alentejano para Berthold

Campeão do Mundo pela Alemanha em 1990, Pascal Zuberbuhler, ex-guarda-redes da Seleção Suíça, e Josh Simpson, ex-jogador da Seleção Canadiana provaram vinhos portugueses no FIFA World Football Museum

A menos de 30 dias do início do Campeonato do Mundo, Thomas Berthold, Campeão do Mundo pela Alemanha em 1990, brinda ao sucesso do Mundial com os Vinhos do Alentejo. A história repete-se e o sucesso da edição de 2017 levou o Vinho ao Museu do Futebol Mundial da FIFA, em Zurique, na Suíça, sempre pela mão do Alentejo.

Se na estreia, o brinde foi de Gianni Infantino, presidente da organização máxima do futebol mundial, no segundo ano a honra coube a Thomas Berthold, Campeão do Mundo pela Alemanha em 1990 que foi acompanhado neste brinde por Pascal Zuberbuhler, ex-guarda-redes da Seleção Suíça, e Josh Simpson, ex-jogador da Seleção Canadiana. Curioso será lembrar que o guardião suíço conseguiu o feito, no Campeonato do Mundo da Alemanha de 2006, de terminar a fase de grupos sem sofrer golos, até à derrota nos oitavos de final (nos penalties) frente à Ucrânia. Terminou a sua carreira num jogo contra Portugal no Euro 2008.

Os vinhos dos 13 produtores aí representados: Adega Mayor, Enoforum, Dona Maria - Júlio Bastos, Guadelim - Herdade do Pico, Herdade do Perdigão, Herdade dos Grous, João M. Barbosa, Monte do Álamo, Granacer, Quinta do Zambujeiro, Reynolds Wine Growers, Torre de Palma e Herdade do Quetzal, conquistaram estas estrelas do futebol e as quase três centenas de pessoas, dos cinco continentes, que participaram nesta Grande Prova.

"Apresentar os vinhos de uma das mais reconhecidas Regiões Vitivinícolas de Portugal e do Mundo numa cidade tão cosmopolita como Zurique atraiu um público profissional e consumidor diversificado", afirmou Francisco Mateus, Presidente da CVRA, acrescentando que "a presença de um tão vasto público e destes jogadores de referência, mostram que o Alentejo e os seus Produtores têm uma permanente capacidade para surpreender, atrair e conquistar! A presença neste mercado estratégico saí, assim e mais uma vez, reforçada", concluiu Francisco Mateus.

Considerada um grande sucesso pela organização, a prova de vinhos do Alentejo no FIFA World Football Museum, realizada na passada terça-feira, contou com mais de 300 convidados, foi promovida pela CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, com produção da EV-Essência do Vinho.

De recordar que a Suíça é um mercado estratégico para os Vinhos do Alentejo, que conquistaram um posicionamento de topo e o reconhecimento de profissionais e consumidores num mercado tão sofisticado, competitivo e diversificado como é o suíço"

Ler mais

Exclusivos

Premium

Opinião

Os irados e o PAN

A TVI fez uma reportagem sobre um grupo de nome IRA, Intervenção e Resgate Animal. Retirados alguns erros na peça, como, por exemplo, tomar por sério um vídeo claramente satírico, mostra-se que estamos perante uma organização de justiceiros. Basta, aliás, ir à página deste grupo - que tem 136 000 seguidores - no Facebook para ter a confirmação inequívoca de que é um grupo de gente que despreza a lei e as instituições democráticas e que decidiu fazer aquilo que acha que é justiça pelas suas próprias mãos.

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Falta (transparência) de financiamento na ciência

No início de 2018 foi apresentado em Portugal um relatório da OCDE sobre Ensino Superior e a Ciência. No diagnóstico feito à situação portuguesa conclui-se que é imperativa a necessidade de reformar e reorganizar a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de aumentar a sua capacidade de gestão estratégica e de afastar o risco de captura de financiamento por áreas ou grupos. Quase um ano depois, relativamente a estas medidas que se impunham, o governo nada fez.