SanDisk bate recorde: mete 1 terabyte de dados num cartão de memória

Um pequeno retângulo de plástico tem maior capacidade de armazenamento do que a maioria dos computadores

A empresa californiana SanDisk revelou esta terça-feira um novo cartão de memória com um terabyte cerca de mil gigabytes) de capacidade. É a primeira vez que se consegue criar um dispositivo deste género com tal capacidade.

O cartão é um modelo SDXC, compatível com a maioria das câmaras fotográficas e de vídeo. Será o ideal para gravar (muitas) horas de vídeo em ultra alta resolução.

É ainda um protótipo, nem foi sequer anunciada qualquer data para ser lançado no mercado, mas revela um avanço tecnológico importante num mundo em que a memória magnética é cada vez mais o repositório do nosso quotidiano.

Também ainda não há preço para o produto mas, como lembra o site especializado TechCrunch, tendo em conta que o cartão de maior capacidade até agora existente, de 512Gb - metade do agora apresentado - custa cerca de 800 euros, esta nova memória não será para todas as carteiras.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Artur Silva

Notícias da frente da guerra

Passaram cem anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Foi a data do Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão e do cessar-fogo na Frente Ocidental. As hostilidades continuaram ainda em outras regiões. Duas décadas depois, começava a Segunda Guerra Mundial, "um conflito militar global (...) Marcado por um número significativo de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 e mais de 70 milhões de mortes" (Wikipédia).